126º Aniversário do Voleibol

Voleibol nasceu há 126 anos

Foi há 126, mais concretamente no dia 9 de Fevereiro de 1895, que o desporto criado pelo norte-americano William George Morgan, foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial.

Parte integrante da história da nossa modalidade em Portugal, a Associação de Voleibol de Lisboa é então criada numa reunião geral de clubes, promovida pela Associação Cristã da Mocidade (A.C.M.), a 28 de Dezembro de 1938, tendo como primeira sede o Nº 335 da Rua de S. Bento,sendo assim a associação de voleibol mais antiga do País.

Entre os doze clubes fundadores, contam-se alguns dos mais proeminentes clubes do Panorama Desportivo Nacional da altura, como o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e Clube de Futebol “Os Belenenses”.

O primeiro torneio da modalidade, após a fundação da A.V.L., é promovido pelo jornal “Os Sports”, tendo tido como vencedores, nas categorias em disputa, o Sporting Clube de Portugal, e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Podemos afirmar sem presunção que até ao final da década de 60, a hegemonia do voleibol nacional se situava na área de intervenção da A.V.L., tendo o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico como os máximos representantes do voleibol nacional da altura.

patrocinadores

Como posso jogar?

Vídeo em Destaque

When Physics Is a Joke

Vídeo em Destaque

TOP 50 Best Volleyball Libero Actions

Sulaccount

Sul Taças